Empresários do sul da Bahia estão na Convenção Nordeste de Supermercados

Representantes da Associação de Mercados e Supermercados de Itabuna (Redemec), no sul do estado, estão participando até o dia 23 deste mês de uma Missão Empresarial em Natal (RN). A missão faz parte das ações do Projeto Comércio e Serviços da Unidade Regional do Sebrae de Ilhéus. Os empresários vão visitar a 24ª Convenção Nordeste de Supermercados, Feira de equipamentos, produtos e serviços (Exponor) e conhecer o funcionamento da Rede Mais, uma bem sucedida experiência de associativismo, no ramo de supermercados no Rio Grande do Norte, que reúne o esforço de 12 empresas, 21 lojas e gera cerca de 1.500 empregos diretos e 700 empregos indiretos.

De acordo com a coordenadora do projeto na Bahia, Karla Peixoto, foi este modelo de empreendedorismo, que serviu de inspiração para o surgimento da Redemec em Itabuna. O projeto, idealizado pelo Sebrae, funciona na organização e padronização de pequenos estabelecimentos em bairros periféricos de Itabuna, um dos mais importantes pólos comerciais da região sul. Criada há nove anos, a Redemec tem 14 lojas, oferta de 1.800 diferentes produtos e gera 150 empregos diretos. A sua função primordial é promover o desenvolvimento sustentável dos mercados e supermercados associados, investindo em compras em conjunto, treinamentos, visitas e negociações com fornecedores, realização de festivais de prêmios, encartes promocionais, padronização das lojas, cadastro em grandes empresas e consolidação e divulgação da marca na região. A participação em feiras e eventos importantes também é parte da agenda do grupo.

Crescimento - Este planejamento e o amadurecimento de uma nova forma de fazer negócio resultaram, nos últimos quatro anos, em uma significativa evolução nos lucros, mesmo diante da instalação de grandes grupos empresariais do setor varejista no eixo Itabuna-Ilhéus dispostos a abocanhar esta importante fatia de mercado popular. Com foco no aumento da lucratividade, competitividade e melhoria na gestão através do cooperativismo, a Redemec produziu, segundo levantamento do Sebrae, 70% de aumento médio no faturamento das lojas; ampliação de 55% na oferta de vagas de empregos diretos; capacitação de 100% dos gestores e 90% dos colaboradores e crescimento da área (espaço físico) das lojas associadas de 110m² para 165m², em média.

“Agora vamos conhecer o projeto que nos inspirou e dizer aos seus representantes que a ideia do cooperativismo também é um caso de sucesso no interior da Bahia”, comemora Karla Peixoto, que vai comandar a missão. Giovani Oliveira, presidente da Redemec, destaca o nível da relação construída com o Sebrae regional e fala em cada vez mais avançar na proposta de consolidação da rede. “Vamos continuar a crescer. É primordial para nós a parceria com o Sebrae para que possamos transformar informação especializada em resultados”, destaca.

Exponor - Na 24ª Convenção Nordeste de Supermercados, Feira de equipamentos, produtos e serviços (Exponor), o grupo vai estreitar o relacionamento entre o atacado e o varejo, onde a indústria, o comércio e o setor de serviços alinham estratégias para realizar grandes negócios. A feira é um importante canal para fechar negócios com distribuidores e varejistas, na análise dos participantes, já que o evento reúne empresários de diversos setores da indústria, empresas distribuidoras e atacadistas para divulgar produtos e serviços de oito Estados do Nordeste, em destaque os setores de alimentos e bebidas que contam com as principais marcas regionais e nacionais.